MEDICINA RACIONAL

Medicina Racional:

A única medicina sustentável !!

DSCN0883.JPG

Medicina Racional ou medicina Hipocrática, é definida como a prática médica voltada a prevenir, diagnosticar e tratar as mais variadas doenças, através do estudo dos fatores a elas relacionados e da avaliação cuidadosa de cada paciente através de anamnese, exame físico e eventualmente exames complementares (propedêutica médica), utilizando-se do raciocínio clínico para realizar o diagnóstico diferencial e empreender o tratamento mais adequado. 


Essa medicina desenvolvida inicialmente por Hipócrates (460 a.c.), veio substituir o antigo conceito de medicina que associava as doenças a "maus espíritos" e "karmas" do passado!



Porém, apesar de ter tomado um grande impulso no início do século passado com o rápido desenvolvimento científico e tecnológico e hoje ser considerada a única forma de medicina aceita em consultórios, clínicas e hospitais, parece que a genuína medicina Hipocrática foi completamente esquecida! 


Hoje, ao contrário do que julgam a maioria das pessoas, as condutas médicas e o tratamentos medicamentosos nem sempre são pautados pelo conhecimento científico atualizado! Desde que as leis de mercado passaram a reger todas as práticas médicas, o foco de interesse deixou de ser a saúde e passou a ser a doença! 


Isso encareçe muito o custo da assistência médica, refletindo de forma direta no preço dos planos de saúde, criando uma bola de neve que em muito pouco tempo tornará a medicina atual INSUSTENTÁVEL!


Compartilhe: