Quem tem mais de 30 ou 40 anos talvez se lembre dos médicos de antigamente, pessoas de respeito e caráter inabalável, que tinham como armas apenas a boa vontade e no máximo um estetoscópio e um tensiômetro, mas acertavam muito mais os seus diagnósticos que os médicos de hoje, que são armados das mais incríveis ferramentas tecnológicas!

Vamos aos fatos: Antigamente a medicina se baseava em duas coisas fundamentais, chamadas anamnese e exame físico. A anamnese consistia na conversa com o paciente, não um simples bate-papo informal, mas uma conversa direcionada que indagava sobra a história de vida daquela pessoa, doenças pregressas e sintomas relacionados com a queixa atual. O exame físico, sempre completo, incluía uma boa olhada no paciente como um todo, do fio de cabelo, às pontas dos pés. A partir desses dados o médico já construía sua hipótese diagnóstica, e para confirma-la solicitava, ou não, os chamados “exames complementares” (exames de sangue, raio X, ultrassonografia, tomografia, etc…), mas apenas o mínimo necessário para ajuda-lo a confirmar a sua suspeita.

OS MÉDICOS DA ATUALIDADE E SEUS EXAMES INÚTEIS

Mas como acontece hoje?

A anamnese e o exame físico desapareceram por completo, e para compensa-los, surgiram centenas de “exames complementares”! Os ditos “exames complementares” foram criados com o propósito de ajudar o médico com sua suspeita, após o mesmo ter realizado a anamnese e o exame físico! Sem os dois primeiros, qualquer exame complementar (seja a mais avançada tomografia ou ressonância na melhor clínica do país ou seja um simples exame de sangue) se torna extremamente falho, isso ocorre devido a um aumento de casos de falso positivo que esses exames passam a apresentar nessas situações.

Mas o que é “falso positivo” ?

Qualquer pessoa já ouviu sobre exames que deixaram de ver uma doença existente, esse é o falso negativo!

Falso positivo, ao contrário, é quando um exame vê uma doença que não existe, ou seja, “inventa” uma doença! As pessoas comuns não têm ideia de como resultados desse tipo são comuns em nosso dia a dia de prática médica!

Por isso os exames são chamados “complementares”, pois eles servem apenas para confirmar o que o médico já tem quase certeza! Quando são usados sem critério (como acontece hoje em dia) acabam “inventando” doenças que simplesmente não existem!

A culpa não é do exame, mas do médico que pediu, pois pressupõe-se que o médico só queria confirmar uma suspeita e não que o exame fizesse todo o trabalho! Agora imagine milhares de pessoas todos os dias usando milhares de remédios para doenças que foram simplesmente inventadas, fazendo mal ao seu organismo e causando outras doenças! Essa é a realidade da medicina em nosso país, muda-la só depende de nós!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *